terça-feira, 17 de abril de 2018

Doutora da Vida



Naquele dia questionei a mim mesma e agora questiono você; o que é cumprir uma grande missão? O que é ser uma pessoa nobre? Certamente alguém vai dizer que é construir um grande império ou talvez conquistar grandes títulos. Medalhas, fama, fãs. Na contramão de todos esses méritos contabilizáveis, ela conseguiu ser nobre sem perder a sua essência. E cumpriu sua missão com tal maestria, que fez morada no nosso coração. Cidah Viana, a nossa Doutora da alegria. 
Ela tinha um jeito único de arrancar um sorriso de mim. De mim e de qualquer pessoa que ela encontrasse pela frente. Ela sabia olhar nos olhos. E quanto o fazia, era difícil não se deixar levar pela sua leveza contagiante. Ela fazia com que tudo ficasse engraçado. E mesmo nas situações mais difíceis, sempre dava um jeito de resolver sorrindo. Era inteligente, muito inteligente. E na mesma proporção era uma mulher simples. Simples no jeito de ser, mas principalmente simples na hora de por em prática o que para muitos, seria muito difícil. Sabia atuar. Mais que isso, sabia agir. E agindo daqui e dali levou o Doutores Palhaços a patamares nunca antes imaginados. Foram mais de 1000 pessoas treinadas para um trabalho belíssimo, que hoje está espalhado pelo país afora. E não dá para contar o número de pessoas que ela aliviou a dor e proporcionou momentos de alegria. 
E ela não parou por aí. Foi a Diva do nosso teatro, que entre uma gargalhada e outra, trouxe de volta a autoestima de muitas mulheres da sua plateia. Ela foi a Doutora Sara Tudo. E como doutora, cuidou, protegeu, lutou, buscou, pediu, correu, agiu, agiu e agiu em prol do seu legado. A atriz, a escritora, a diva, a mãe, a mulher, a cigana, a palhaça, a doutora da vida! A doutora que viveu intensamente seus papéis. 
Certa vez conversávamos sobre o papel da mulher na sociedade e eu havia perguntado como ela conseguia fazer tantas coisas ao mesmo tempo. Ela me disse de forma muito tranquila, “eu não faço muitas coisas, eu faço só o que eu gosto”. E soltou uma risada gostosa. Era assim a Cidah Viana. Leve como uma pluma, forte como uma rocha, engraçada como um verdadeiro palhaço. 
Cidah Viana, por você celebramos a vida e a alegria de viver. De você levamos o eterno sorriso e a certeza de que, para ser grande  é preciso primeiro ser simples. Os filhos palhaços que você deixou se despedem cantando, no picadeiro da vida, com a certeza de que a nossa Doutora Sara Tudo, vai continuar curando em outra dimensão. 

Leila Rodrigues

Publicado no Jornal Agora Divinópolis em 17 de abril de 2018
Imagem da internet 

Olá pessoal

Muito difícil falar da Cidah Viana. Falo isso porque ela foi muito mais que estas poucas palavras que eu escrevi. Cida Viana deixa um legado, deixa uma história gostosa de se ouvir, deixa sua risada, deixa um gosto de missão cumprida!
Vá em paz amiga querida! 

Aos parentes e amigos de Cidah Viana, meu abraço fraterno.

E a você caro leitor aqui do Palavras, obrigada mais uma vez. 


Leila Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. É muito bom ter você por aqui!
Fique à vontade para deixar o seu recado.
Volte sempre que quiser.
Grande abraço