domingo, 28 de abril de 2013

Sobre a invasão gerundiana e outros OVNIS



Olá pessoal,

Por mais que professores, educadores e amantes da língua portuguesa tentem acabar com o problema, vejo que é mais forte que nós, os gerundianos invadiram a terra, e caíram exatamente no Brasil.

O texto de hoje é Sobre a invasão gerundiana à Terra, espero que gostem! 

Abraços a todos

Boa leitura!

Leila Rodrigues



Sobre a invasão gerundiana à Terra



Gerundianos são seres do planeta Gerúndio, o quarto planeta do sistema Velar, localizado há muitos anos luz de distancia do nosso sistema solar. Dado aos avanços tecnológicos e a globalização, os gerundianos, evoluídos que são, invadiram o planeta terra, mais precisamente o Brasil e conseguiram chipar boa parte da população brasileira, principalmente jovens;  transformando-os em humano-gerúndianos.

E eles estão por toda parte. Muito mais próximos do que podemos imaginar. A pessoa que é chipada se comporta de forma estranha pois transita em um vocabulário duvidoso, que não é o português e caminha para o gerundiês total e completo, deixando a população brasileira  cada dia mais esquecida de sua língua original. Veja se reconhece:

A secretária gerundiana: Eu vou estar falando com o Sr. Gerente para estar entrando em contato com o Sr.Antonio. Após eu estar desligando este telefone, eu vou estar anotando os dados para posteriormente estar passando para o Sr. Gerente.

O aluno gerundiano: Professor, a gente bem que quis estar fazendo o trabalho, mas a internet quis estar lenta, então a gente pode estar fazendo o trabalho amanhã?

A vendedora gerundiana: A senhora vai estar levando o vestido? Esse vestido vai estar ficando ótimo na senhora!

O jogador de futebol gerundiano, antes do jogo: Eu confio muito no professor. Depois do treino, ele vai estar passando o nome dos convocados e a gente esperamos que ele vai estar nos convocando.

O jogador de futebol gerundiano, depois do jogo: O jogo foi muito bom, os dois times vão estar de parabéns, e com certeza vão estar treinando para estar recuperando suas posições no campeonato.

O chefe gerundiano: nós vamos estar cumprindo a meta do setor, e assim a empresa vai estar conseguindo ótimos resultados!

A namorada gerundiana: Amor, eu vou estar morrendo de saudade!

E por fim, a desentendida gerundiana: Eu vou estar te ligando, para saber se você vai estar querendo, assim você tem menas chance de estar perdendo.

Ouvi dizer que o objetivo dos gerundianos é assassinar a gramática, mas enquanto eles ainda não a encontraram em carne e osso para consumar o fato, passam o tempo todo ocupados em estar matando de desgosto qualquer um que os ouça.

Leila Rodrigues
 
Publicado no jornal Agora Divinópolis em 23/04/2013
Imagem da internet

domingo, 21 de abril de 2013

Como Mark Zuckerberg mudou a rotina lá de casa




Olá pessoal,

Se olharmos à nossa volta podemos perceber o quanto a rotina de nossas vidas mudou nos últimos anos. Os efeitos da globalização e do mundo tecnológico mexeram muito mais conosco do que podemos imaginar. 
Foi com base nessas mudanças que escrevi o texto  Como Mark Zuckerberg mudou a rotina lá de casa.
Espero que gostem! Obrigada
Abraços a todos
 Boa leitura!

Leila Rodrigues


Como Mark Zuckerberg mudou a rotina lá de casa


- Hoje não tem almoço! Quem tiver com fome, pode comer um pão, um biscoito, uma banana, mas comunico que hoje não tem almoço.
- Como assim não tem almoço? Eu trabalho a manhã inteira, estou só com o café ralo do escritório no estômago e você me diz nesta tranquilidade que não tem almoço! 
- E eu mãe? Fui alimentado apenas com física, química, biologia e dois salgadinhos na escola, chego aqui faminto como todos da minha classe adolescente e necessitada e você me diz que não tem almoço?
- Fala para mim, querida, você está doente? É virose?! Aposto! Ou foi o gás que acabou?
- Calem vocês todos! Não foi nada disso. Eu não estou doente e o gás não acabou. Apenas, hoje não tem almoço! Aliás, tem! Têm tomate e ovo na geladeira, isso já é um bom almoço.
- Então enlouqueceu, só pode ser! Você pode nos explicar por que não tem almoço?
- Posso. Mas com uma condição, não me julguem sem antes ouvirem toda história.
- Deixa logo de conversa e conte o que houve. Eu só tenho 01:30 h de almoço.
- Pois muito bem, hoje em encontrei com a Lenita, uma colega do ginásio. Foi ótimo! Conversamos por horas no computador. Aí ela me fez chegar até o Tarley, colega nosso também dos temos de grupo de jovem. Do Tarley eu fui para parar no Beto Jaguer, aquele que tinha uma banda de rock, lembra? O que usava o cabelo comprido. Pois é, ficou careca e não toca mais. Virou empresário, tem 3 filhos e é casado com a Lucília. Lucília, aquela bonitona que ganhou o concurso garota 86, lembra? Então, depois de conversarmos muito e matarmos a saudade, decidimos nos reencontrar e eu, claro, estou na comissão organizadora da festa. Já falei com quase todos... Só esqueci o almoço.
- Mãe, eu posso fazer um convite irado para vocês, vou colocar uma guitarra e uma foto do Queem, que tal?
- Do Queem não meu filho, porque nem todos eram tão roqueiros assim. Coloca Beatles que agradará a maioria.
- Me conta, você encontrou o Josué? Eu namorei a irmã dele.
- E está querendo encontrá-lo agora por quê? Engraçadinho.... E já vou deixar avisado que hoje à noite vou precisar do computador para convidar o resto da turma.
- Então concorda comigo que precisamos comprar mais um computador?
- Concordo que preciso ter o meu computador.
- Esse pão com ovo tá ótimo!


Mark Zuckerberg é o criador do facebook, a maior rede social do mundo.


Leila Rodrigues
Publicado no jornal Agora Divinópolis em16/04/2013   
** Imagem da internet

domingo, 14 de abril de 2013

Só acontece no jardim






Cravo e Rosa não conseguiam se entender. E para piorar, mal conseguiam começar uma discussão. Nunca chegavam a um denominador comum. Muito discretamente começaram a evitar um ao outro. A coisa era tão sutil que parecia natural. Quando um florescia, o outro se recolhia. 

E assim se passaram muitos dias. Os dois sabiam que aquele fuso horário era uma maneira de adiar a conversa que tanto precisavam, mas como as últimas conversas não terminaram em consenso, a fuga era automaticamente a melhor opção.

Rosa sentia falta dele, mas escondia a saudade entre as pétalas e floria para todos que passassem pelo jardim, afinal esse era o seu objetivo na vida. Tinha momentos difíceis, vontade de chorar, mas engolia o choro e exalava seu perfume, afinal, uma espécie feminina precisa se valorizar, precisa ocupar o seu lugar no jardim independentemente dos seus relacionamentos.

Houve uma oportunidade e Rosa foi convidada a participar de uma exposição de flores. Suas pétalas coloriram de alegria! Conhecer uma infinidade de espécies, cores e perfumes variados, que experiência incrível! Partiu Rosa feliz para a grande festa!

Cravo também sentia falta dela. Do seu frescor, do seu perfume e da sua força. Mas como macho que sempre fora, não poderia se curvar a uma fêmea. Não suportava vê-la tão linda, tão exuberante e perfumada agora no meio de uma multidão de outras espécies. Sobrara sozinho no jardim. Mas Margarida estava lá, sorridente no meio das amigas, à procura de alguém que pudesse se encantar pela sua singeleza e frescor. Margarida era delicada, companheira e frágil. Certamente saberia valorizar a sua lealdade e a sua proteção. 

Quando Rosa voltou, voltou com ela a vontade de rever Cravo. A viagem havia lhe feito muito bem. Conhecer novas espécies foi ótimo. Porém, só serviu para reforçar o seu amor por Cravo, aquele jovem imponente que ela conhecera um dia, na curva do jardim onde morava. 

Mas já era tarde demais. Cravo já havia se entendido com Margarida e pensavam até nos descendentes. Quanta dor! Quantas lágrimas! Rosa deixou-se abater pela tristeza e permitiu que suas pétalas se fossem uma a uma, até que suas sementes o vento e os pássaros se encarregassem de transportar.

Voltaria a viver em outros jardins, em outras terras. Mas ainda assim, para nunca mais ter que suportar a dor de ver Cravo, Margarida e um canteiro de cravinas juntas; ela se revestiu de coragem e permitiu-se renovar completamente. 

E para encanto dos boêmios, dos insones, dos vagalumes e urutaus, nascia a Dama da noite.

Leila Rodrigues

Publicado no Jornal Agora Divinópolis em 19/03/2013
Imagens do blog: luciahiguchi.blogspot.com.br

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Carta para Amélia











Olá pessoal,

Cresci em uma casa onde a música foi muito presente, principalmente a música brasileira. Meu pai tem um grupo de seresta, então samba, bossa nova e chorinho fizeram parte da minha infância e MPB da minha adolescência. A música Amélia, sempre me chamou muita atenção pela letra e pela “saudade” que o autor tinha daquela mulher, que depois soube que era a mãe do autor (Mário Lago). 
O texto de hoje é Carta para Amélia, em homenagem a este clássico da música brasileira.

Abraços a todos
 Boa leitura!

Leila Rodrigues



Carta para Amélia



Oi Amélia. Não tenho a menor idéia de onde você se encontra, mas esta carta é para dizer que as coisas por aqui mudaram. Ainda bem, não é?! Aliás, carta já não se usa mais, isso aqui é um email. Depois te explico melhor o que é um email, porque a história é longa, começa lá num tal de Bill Gates.
Então temos novidades! Muitas. Eu espero que você goste!
A vaidade, aquela que você não tinha nem um pouco, virou preocupação básica de toda mulher. São cosméticos, maquiagens, cirurgias plásticas, creme para tirar manchas, para tirar rugas, para tirar cansaço... Amélia, só não tem creme que disfarce o chifre, porque, o resto, tudo se transforma. Nós fomos para academia, fomos para o salão de beleza, fomos para a maratona. Só não se cuida quem não quer.
Em casa também tivemos muitas mudanças. Saímos para o trabalho. É amiga Amélia, às vezes eu fico em dúvida se isso foi bom ou ruim, porque fomos para o trabalho, mas as nossas obrigações continuam as mesmas. Ou seja, acumulamos funções. Somos mães, esposas, filhas e profissionais. Mas descobrimos que trabalhar, ter o próprio dinheiro, construir junto ou sozinha  nossos próprios patrimônios é tão bom, que o acumulo de funções fica pequeno perto da nossa satisfação. Amélia, hoje nós temos nosso próprio carro, nosso próprio computador e  nossa própria opinião formada sobre tudo.
Mas o melhor de tudo eu ainda não contei. Eles também mudaram muito. Eles, os meninos, são outros homens também. Eles também são vaidosos, eles também participam da criação dos filhos, dos cuidados com a casa e estão cozinhando melhor que nós. Isto não é incrível? Amélia, não tem coisa mais gratificante do que chegar em casa tarde do trabalho e encontrar a janta pronta que ele fez, a mesa arrumada e as crianças de banho tomado. Isso é a glória de toda Amélia moderna.
Resumindo para você Amélia, hoje estamos todos fazendo de tudo. Juntos, homens e mulheres educam seus filhos, constroem suas casas, viajam, estudam, se divertem e se amam. Descobrimos que o bom da vida é participar. Deixamos de servir e passamos a fazer parte da brincadeira. No começo, eles se assustaram conosco, mas hoje já se acostumaram e sabem que a mudança foi para melhor. Amélia, que fique entre nós, mas eles hoje fazem até terapia. E homem que é homem, hoje chora.
Você, Amélia querida, continua sendo cantada e lembrada por todos. O que mudou é que a mulher de verdade agora é esta que eu acabei de te contar.
Todos te mandam um abraço. Vê se aparece.

Leila Rodrigues

Imagem da internet. Publicado no Jornal Agora Divinópolis em ou/2012